Bélgica elogia progressos na igualdade de gênero em Angola
O Reino da Bélgica reconheceu os avanços significativos alcançados por Angola nos últimos tempos em relação à igualdade de gênero. Essa política, promovida pelo Presidente da República, João Lourenço, tem como objetivo dar mais espaço às mulheres em diversos setores da sociedade angolana.
O embaixador extraordinário e plenipotenciário do Reino da Bélgica, Jozef Smets, expressou esse reconhecimento durante uma audiência de despedida com o Presidente João Lourenço, realizada no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, em Luanda.
Jozef Smets, cuja missão no país teve início em setembro de 2019, destacou que os resultados dessa política são visíveis em todos os níveis e não se tratam apenas de palavras vazias.
Durante a audiência, o embaixador belga e o Presidente da República também discutiram o estado da cooperação entre os dois países nos últimos quatro anos. Jozef Smets enfatizou que foi um privilégio poder conversar com o Presidente sobre os diferentes setores em que os dois países estão trabalhando juntos, como os setores portuário, ferroviário e diamantífero.
Além disso, foram abordados dois projetos em andamento no âmbito da cooperação bilateral. O primeiro projeto envolve a elaboração de uma Estratégia Nacional Portuária Angolana, que prevê a vinda de técnicos ligados ao Porto de Antuérpia, o segundo maior da Europa, para compartilhar conhecimentos sobre o desenvolvimento portuário.
O segundo projeto diz respeito à transferência do centro de formação de pessoal do setor portuário, visando transformá-lo em um centro de treinamento regional. Isso permitiria que os países vizinhos formassem profissionais qualificados no setor.
Outro assunto de destaque na audiência foi a diplomacia angolana voltada para a paz e segurança no leste da República Democrática do Congo (RDC). O embaixador belga destacou a importância de ouvir as análises de um Chefe de Estado mandatado pela União Africana para atuar nesse contexto e ressaltou que a audiência permitiu a troca de ideias entre as partes.