Angola assume vice-presidência do Conselho do Comércio e Desenvolvimento

Angola foi eleita como vice-presidente do Conselho do Comércio e Desenvolvimento (TDB) durante a 70ª sessão regular da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em Genebra. O mandato de um ano (2023-2024) coloca Angola em uma posição de destaque nesse órgão internacional.

O TDB elegeu um total de dez vice-presidentes, com dois representantes da África, dois da América Latina, cinco da Europa e um da Ásia. O Conselho supervisiona as atividades do Departamento das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, realizando sessões executivas trimestrais e uma sessão regular anual. Durante o mandato de Angola, a Missão Permanente de Angola junto à ONU em Genebra representará o país como vice-presidente, ao lado do Quênia.

Durante a sessão, o embaixador Khalil Hashmi, do Paquistão, foi eleito por unanimidade como presidente do Conselho.

A UNCTAD desempenha um papel crucial em auxiliar os países em desenvolvimento a acessar os benefícios da economia global de forma mais equitativa e eficaz. A organização fornece análises econômicas e comerciais, promove a formação de consenso e oferece assistência técnica para ajudar os países a utilizar o comércio, o investimento, as finanças e a tecnologia em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Um dos temas importantes discutidos durante a 70ª sessão do TDB foram as oportunidades e desafios da descarbonização na Economia Azul. Muitos países em desenvolvimento se comprometeram com a meta de atingir emissões líquidas zero até 2050, alinhando-se com os princípios do Acordo de Paris. A descarbonização não apenas contribui para a mitigação das mudanças climáticas, mas também oferece oportunidades de desenvolvimento, como avanços tecnológicos, criação de empregos, aumento da capacidade produtiva, diversificação do comércio e maior segurança energética e alimentar.