Líderes políticos se encontram na cidade de Bujumbura

Neste sábado, ocorre um encontro entre os líderes políticos membros do Mecanismo de Supervisão dos Países Signatários do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrática do Congo e na Região, na cidade de Bujumbura, Burundi.

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, lidera a delegação angolana presente na Cimeira dos Chefes de Estado. Além dele, a comitiva também conta com o ministro conselheiro Jorge Cardoso, diretor para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador na Tanzânia e representante junto da CIRGL, bem como outros representantes do MIREX.

Antes da Cimeira, houve uma reunião ministerial entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países signatários do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo (RDC) e a Região.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, está em Bujumbura desde quinta-feira e representou o ministro das Relações Exteriores, Téte António, na reunião ministerial.

A Cimeira abordou vários assuntos, como o Processo de Luanda e de Nairobi, a situação política no Sudão, as iniciativas para implementar as decisões da 10ª Cimeira do Mecanismo Regional de Supervisão, as atividades de apoio à agenda de mulheres, juventude, paz e segurança e as ações de apoio para uma gestão responsável dos recursos naturais na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O Acordo-Quadro, um instrumento adotado em Addis Abeba em 24 de fevereiro de 2013, com o objetivo de acabar com os ciclos de conflito e violência no Leste da RDC e na Região, é organizado pelo Burundi, com o apoio das Nações Unidas, União Africana, SADC, CIRGL e parceiros internacionais.