Vice-Presidente da República realiza abertura da Reunião dos Ministros do Meio Ambiente da CPLP
Hoje, Esperança da Costa, a Vice-Presidente da República, marca presença na cidade do Lubango, onde, atuando como convidada de honra, dará início à nona edição da Reunião dos Ministros do Ambiente da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
Em comunicado de imprensa do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa dos Órgãos de Apoio à Vice-Presidente da República, obtido pelo Jornal de Angola, informa-se que Esperança da Costa, seguindo a orientação do Presidente da República, tem dado prioridade ao setor ambiental e reiterado a posição do país na busca por uma agenda comum que priorize discussões contínuas sobre questões que tornem os Estados-membros da CPLP resilientes e fortaleçam a cooperação multilateral, tendo em vista os desafios globais e a sustentabilidade.
Na pauta da reunião, destaca-se a apresentação da proposta “Clima, Património da Humanidade: Processo de concertação para o eventual reconhecimento legal junto da ONU”, além do “Clima Estável” como um bem comum global e as intervenções por Estado-membro relacionadas à “Emergência Ambiental: desafios e oportunidades”.
Os ministros do Ambiente da CPLP confirmaram presença no evento, a ser realizado em uma sala do Governo Provincial da Huíla, cujo tema é “Emergência Ambiental no Contexto Atual de Múltiplas Crises”, visando mobilizar os Estados-membros para enfrentar os desafios ambientais atuais e construir comunidades mais resilientes e adaptadas às mudanças climáticas.
Ações sociais
Paralelamente à reunião, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, durante sua estadia de dois dias na província da Huíla, visitará algumas instalações sociais para conhecer seu funcionamento.
Na tarde de hoje, Esperança da Costa vai ao município de Chibia, situado a 40 quilômetros de Lubango, onde, além de realizar uma reunião de trabalho com autoridades locais, visitará o Liceu Chibia 454, com 12 salas de aula, quatro laboratórios (Biologia, Química, Física e Informática) e outras estruturas de apoio. A Vice-Presidente da República também visitará as obras da futura Administração Municipal de Chibia.
No decorrer de sua agenda na Huíla, também está prevista uma visita à Faculdade de Medicina, que completa 14 anos desde sua criação, onde Esperança da Costa, acompanhada pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, e pela decana da Faculdade, Ana Gerardo, terá um breve encontro de cortesia com a direção da instituição de Ensino Superior.
No mesmo dia, junto ao secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu, Esperança da Costa visitará o Hospital Central do Lubango Dr. António Agostinho Neto, para se informar sobre o funcionamento dessa unidade de saúde, que conta, entre outros serviços, com um centro de Hemodiálise para atender pacientes com insuficiência renal da Região Sul, abrangendo as províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.