Luanda recebe a 4ª Edição da Semana do Idioma Português

Na sexta-feira, em Luanda, o Ministério das Relações Exteriores sediou a cerimônia de lançamento da 4ª Edição da Semana do Idioma Português. O evento ocorrerá até o dia 11 de maio, com o objetivo de promover a troca entre especialistas e celebrar o patrimônio imaterial compartilhado pelos países da CPLP, que é a Língua Portuguesa.

A cerimônia contou com a presença de Domingos Custódio Vieira Lopes, secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Rafael de Mello Vidal, embaixador do Brasil em Angola, Paula Henriques, coordenadora da Comissão Nacional para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (ILLP) e diversos especialistas dos países da CPLP.

Durante o evento, o secretário de Estado Vieira Lopes ressaltou a relevância do pluricentrismo da Língua Portuguesa, que possibilita o desenvolvimento da lexicultura e termocultura, a afirmação de todos os Estados-membros, bem como a preservação das línguas e culturas dos povos e a participação da sociedade civil no progresso socioeconômico dos países-membros.

A presidência em exercício da CPLP, atualmente liderada por Angola, adotou o lema “Construir e fortalecer um futuro comum e sustentável”.

O governante angolano aproveitou a ocasião para parabenizar o diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), João Laurentino Costa Pinho Neves, por sua nomeação e desejou sucesso em sua missão.

Da mesma forma, agradeceu ao Instituto Superior de Ciência da Educação (ISCED) da Huíla e ao professor Agnelo Carrasco pelo “valioso contributo no âmbito da formação de professores de Língua Portuguesa”.

A Semana da Língua Portuguesa é uma iniciativa que valoriza a língua e a cultura dos Estados-membros da CPLP e tem sido realizada em referência ao dia 5 de maio, data estabelecida como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, por meio da Resolução do Conselho de Ministros da CPLP, na XIV Reunião Ordinária, em 2009.

Dez anos depois, em 2019, a XXX Reunião Ordinária da UNESCO proclamou o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.