Chefe de Estado solicita a proteção constante do meio ambiente
No sábado, o Chefe de Estado solicitou uma maior preservação do meio ambiente, destacando que o esforço para protegê-lo é uma batalha diária pela continuidade da existência humana.
O Presidente João Lourenço apelou, no sábado, por uma maior conservação ambiental, destacando que a dedicação à proteção do meio ambiente é uma luta diária pela sobrevivência da humanidade. A mensagem foi publicada em sua conta oficial no Facebook, em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado ontem. “Convido a todos a refletir sobre a importância de, em nossas ações cotidianas, nos preocuparmos em deixar o mundo melhor do que o encontramos”, frisou o presidente na mensagem, ressaltando que plantar, respeitar a costa, não poluir o ambiente, combater a caça ilegal, evitar queimadas e o corte indiscriminado de árvores são obrigações de cada um de nós.
O Dia Internacional da Terra foi proclamado em 2009 – há 14 anos – pelas Nações Unidas para celebrar o início da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente em 1972, em Estocolmo, Suécia. O evento é considerado um marco na promoção da consciência global sobre a interdependência entre pessoas, outros seres vivos e o planeta.
Para as Nações Unidas, trata-se de um momento de reflexão sobre o relacionamento com o mundo natural, considerado o mais importante da humanidade. O objetivo da data é também criar uma consciência comum aos problemas da poluição, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais voltadas para a proteção da Terra.
Dedicação às questões ambientais
Desde o início do primeiro mandato, em 2017, o Presidente João Lourenço tem dedicado especial atenção às questões ambientais, destacando-se por sua participação em eventos ambientais realizados no país e no exterior, onde compartilha sua visão sobre o tratamento adequado do meio ambiente.
Este compromisso com as causas ambientais lhe rendeu uma homenagem em 2021, em Washington, Estados Unidos, pela Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente (ICCF).
Dentre os diversos eventos ambientais em que participou no país, destaca-se a ação de plantio de manguezais ao longo de uma área da costa de Luanda, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
A iniciativa visava contribuir para o processo de proteção e restauração dos manguezais no país. Em declarações à imprensa após o evento, o Presidente João Lourenço afirmou que o mundo já falou “o respeito” sobre a necessidade da proteção do ambiente e, portanto, era hora de colocar um fim às conversas e ganhar consciência de se realizar ações concretas, pequenas ou grandes, para salvar o ambiente.
“Se o Planeta Terra afundar, no sentido de se tornar inabitável para o ser humano, não teremos para onde ir”, alertou, na ocasião, o presidente.
É importante lembrar que esta campanha ambiental levou o país a atingir, em dezembro do mesmo ano, a meta de um milhão de manguezais plantados ao longo da costa, um compromisso assumido junto à União Africana.