Programa Kwenda assiste 32 mil famílias no Moxico:

No âmbito do Programa de Transferências Sociais Monetárias “Kwenda”, implementado em 2023, a província do Moxico presenciou a assistência a mais de 32 mil e 700 famílias, conforme informado pelo diretor local do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Simão Paiata.

Destacando-se na lista, o município do Luau, situado na fronteira, foi o maior beneficiário, alcançando um total de 17 mil 149 famílias assistidas. Em sequência, o Camanongue com 11 mil 171 famílias, e Luchazes com quatro mil 418 agregados familiares receberam suporte, segundo declarações do responsável à Angop, referentes às atividades realizadas no último ano.

Durante este período, um montante de dois mil, 261 milhões, 365 mil e 500 kwanzas foi distribuído às famílias em situação de vulnerabilidade.

Especificamente, no Luau foram alocados mil e 314 milhões e 601 mil kwanzas, em Camanongue a quantia de 721 milhões, 45 mil kz, enquanto que Luchazes recebeu 225 milhões 318 mil kwanzas.

Nos municípios de Luacano, foram cadastradas sete mil e 106 famílias, e no Alto Zambeze, 26 mil 706 agregados familiares estão previstos para se beneficiarem do programa no ano em curso.

Para o ano corrente, o programa Kwenda antecipa o cadastramento de famílias em circunstâncias similares nos municípios de Léua e Cameia, bem como na sede provincial (Moxico) e em Bundas.

Iniciativa do Executivo angolano, o programa Kwenda tem como objetivo apoiar 1.608.000 famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza no país, oferecendo um subsídio trimestral de 66 mil Kwanzas durante um período de dois anos.

Lançado em 2020, o Kwenda incorpora quatro componentes principais: as Transferências Sociais Monetárias (TSM), Inclusão Produtiva, Municipalização da Ação Social e o Cadastro Social Único.