Mesa Redonda em Luanda Explora o Papel de Angola na Promoção da Cultura de Paz em África

Hoje, a Academia Diplomática Venâncio de Moura em Luanda realiza uma mesa redonda com o tema central: “O contributo de Angola para a cultura de paz em África”. Este evento faz parte das iniciativas para promover a discussão e reflexão sobre a paz e a não-violência no continente africano.

O diretor da Academia Diplomática Venâncio de Moura iniciará o evento com palavras de boas-vindas. Os principais prelectores, incluindo o doutor em História das Relações Internacionais, Issau Agostinho, e o professor de Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, moderados pelo doutor em Direito Internacional, Carlos Queta, explorarão a contribuição significativa de Angola para a promoção da paz em África.

Este evento se enquadra no âmbito do Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, que ocorre de 22 a 24 deste mês. A Bienal de Luanda é uma iniciativa conjunta da República de Angola, da UNESCO e da União Africana. O evento reúne líderes africanos, representantes de organizações internacionais, comunidades artísticas e científicas, jovens, mulheres e membros da sociedade civil, e serve como um espaço vital para a reflexão sobre os desafios de desenvolvimento sustentável em África e o papel das artes na promoção da cultura de paz.

Além disso, a Bienal de Luanda atua como uma plataforma para a implementação do “Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África/Actuemos pela Paz”, adotado em Luanda em 2013, e alinha-se com as aspirações da Agenda da União Africana 2063, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e a Estratégia Operacional da UNESCO para a Prioridade África 2022-2029.