Angola reconhecida por pesquisa científica na Tanzânia

A equipe angolana vinculada ao MPLA se destacou no Seminário do Partido Comunista Chinês realizado na Tanzânia, sendo premiada no concurso científico com o trabalho intitulado “Um novo capítulo na amizade África-China na Nova Era”.


A pesquisa, conduzida pelo coordenador da equipe e membro do Bureau Político do MPLA, o deputado João Diogo Gaspar, foi agraciada com o Prêmio de Primeira Categoria, colocando a delegação angolana no topo.

Segundo o comunicado divulgado ontem pela Embaixada da China em Angola, a cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá de maneira presencial e virtual às 10 horas do dia 6 de Novembro. O estudo do deputado João Diogo Gaspar focou na “Interpretação do pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com características chinesas para uma nova era”.

Além de João Diogo Gaspar, outros integrantes da delegação angolana também alcançaram posições de destaque, como Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que conquistaram o terceiro lugar.

Embora os resultados tenham sido divulgados apenas nesta semana, o seminário, que teve como tema “Caminhos da modernização, alinhados com as realidades nacionais: exploração e intercâmbio entre o Partido Comunista da China e seis partidos políticos do Sul da África”, foi realizado de 8 a 15 de junho na cidade de Dar-es-Salam, República Unida da Tanzânia.

Esta é uma iniciativa do Partido Comunista Chinês (PCC) e contou com a participação de delegações dos seis partidos políticos da região sul-africana, incluindo Angola, África do Sul, Moçambique, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi e Ilhas Maurícias.

O investimento na capacitação de quadros e o foco contínuo na juventude fazem parte da estratégia do presidente do MPLA, João Lourenço, que tem promovido intensamente o intercâmbio acadêmico e científico com outras nações e organizações.