Angola Reitera Compromisso com a Conservação das Bacias de Ecossistemas
O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, destacou o compromisso do país com a conservação das bacias de ecossistemas e biodiversidade durante sua participação na Cimeira das Três Bacias de Ecossistema da Biodiversidade e das Florestas Tropicais, que ocorreu este sábado em Brazzaville. Representando o Presidente da República, João Lourenço, Téte António ressaltou a importância vital destes ecossistemas para a humanidade e as responsabilidades acrescidas que Angola tem em conciliar a necessidade de preservação com outras demandas.
Angola, possuindo um extenso litoral e uma vasta área florestal rica em biodiversidade, varia desde as florestas de Miombo até o Maciço Florestal de Maiombe no norte do país. Téte António, em declarações reproduzidas em um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), afirmou que como membro da Comissão Clima da Bacia (CCBC), Angola tem sido uma participante ativa, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de várias atividades e adotando posições comuns em vários acordos internacionais.
O evento contou com a participação de diversas lideranças africanas, incluindo os Chefes de Estado Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, Umaro Embaló, William Ruto, Carlos Vila Nova e Évariste Ndayishimiye, além do anfitrião, Presidente Denis Sassou N’Guesso. O encontro destacou a necessidade de cooperação regional e internacional para a conservação dos ecossistemas e promoveu a troca de experiências e melhores práticas entre os países participantes.