Governo saudita concede 110 milhões de dólares para construção de parque industrial na Catumbela

A Arábia Saudita decidiu, quarta-feira, em Luanda, conceder um financiamento de 110 milhões de dólares a Angola, para a materialização do projecto de construção de um parque industrial no município da Catumbela, entre as cidades de Benguela e portuária do Lobito.

O anúncio foi feito aos jornalistas pelo conselheiro do Tribunal Real da Arábia Saudita, Ahmed Kattan, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta.

Ahmed Kattan disse também aos jornalistas ter informado o Presidente João Lourenço sobre a decisão do Rei da Arábia Saudita, Salman Bin Abdulaziz Al Saud, de proceder à abertura da representação diplomática do seu país em Angola, no âmbito do reforço das relações de cooperação entre os dois países.

“Informei ao Presidente da República que o Rei da Arábia Saudita orientou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino no sentido de proceder à abertura da Embaixada na República de Angola, o mais breve possível”, declarou Ahmed Kattan.

Angola já tem Embaixada na Arábia Saudita

A abertura da representação diplomática saudita em Angola já tinha sido manifestada, em Março do ano passado, por Ahmed Kattan, no final do encontro que manteve com o Presidente da República, na qualidade de enviado especial do Rei saudita.

Na ocasião, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, que testemunhou o encontro, no Palácio Presidencial, havia considerado a abertura da Embaixada como um gesto de reciprocidade, depois de Angola já o ter feito na Arábia Saudita.

Ainda ontem, o conselheiro do Tribunal Real da Arábia Saudita disse ter pontualizado ao Chefe de Estado sobre as duas “importantes” cimeiras africanas que o seu país vai acolher, em Novembro próximo, nomeadamente, as Cimeiras Arábia Saudita/África e a Mundo Árabe/África.

O conselheiro do Tribunal Real da Arábia Saudita disse ainda ter aproveitado o momento para agradecer ao Presidente da República todo o apoio concedido, que permitiu ao seu país candidatar-se para realizar a EXPO 2030.

As questões que têm a ver com o reforço da cooperação bilateral nos mais variados sectores e transmissão de cumprimentos do Rei Salman Bin Abdulaziz Al Saud, e do príncipe herdeiro, ao Presidente João Lourenço, também figuraram na agenda da audiência, que durou cerca de 30 minutos.

A Arábia Saudita é uma monarquia do Médio Oriente, situada na península arábica. Faz fronteira com a Jordânia, Iraque, Koweit, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Omã, Iémen, no Golfo Pérsico, com ligações ao Mar Vermelho. O país tem uma superfície de 2. 149. 690 quilómetros quadrados, com uma população de 29 milhões de habitantes até 2012. É dos países do mundo que lidera a venda e produção de petróleo.