Renovação representa um custo aproximado de 500 milhões de kwanzas

A partir de agora, nove Gabinetes Provinciais do Governo de Benguela operarão em condições aprimoradas com a inauguração do Complexo Administrativo de quatro andares na Rua de Angola, na “Cidade das Acácias Rubras”, realizada ontem pelo governador provincial, Luís Nunes.

Este edifício é constituído por 9 blocos e, numa primeira fase, foram concluídos 5, onde irão operar os Gabinetes Provinciais da Educação, Ação Social, Família e Igualdade de Gênero, do Instituto Nacional da Criança (INAC), do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

O Complexo também abrigará os Gabinetes Provinciais dos Registos e Modernização Administrativa, dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, da Cultura, Juventude e Desportos e o Gabinete Provincial da Saúde.

Na cerimônia, Luís Nunes expressou que os Gabinetes Provinciais operavam, na sua maioria, em condições precárias e em prédios alugados, além da dispersão dos serviços. Ele acrescentou que a renovação do edifício permitirá a operação dos Gabinetes Provinciais em um único local, melhorando a prestação de serviços e economizando dinheiro.

Luís Nunes salientou que o avanço permitirá exigir mais dos funcionários públicos, oferecendo um melhor serviço de atendimento e dignidade às estruturas do governo.

O governador elucidou que, além do Complexo Administrativo, foi reabilitada a quadra polidesportiva anexa ao edifício, que irá favorecer o desenvolvimento do desporto em Benguela. Ele informou que os edifícios alugados serão devolvidos aos seus proprietários. “O que é nosso será recuperado para outros usos.”

Recuperação e ampliação de infraestruturas

O governador de Benguela, Luís Nunes, esclareceu que a recuperação, expansão e equipamento do Complexo, assim como a modernização, custaram cerca de 500 milhões de kwanzas.

Luís Nunes indicou que no Complexo foram instalados equipamentos de alta tecnologia. Ele mencionou que o governo está comprometido em fornecer melhores serviços públicos. “É o compromisso do Executivo. Estamos aqui e vamos continuar a fazer o melhor possível”, assegurou.

Satisfação dos diretores provinciais

A diretora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Benguela, Cátia Cachuco, expressou que a operação de seu Departamento no Complexo é um “alívio”, já que estava a 30 quilômetros da sede.

Licenciamento de serviços

Samuel Quinta garantiu que, com a inauguração, todos os serviços estarão operacionais, desde licenças comerciais, monitorização industrial, recursos minerais e derivados do petróleo no novo Complexo Administrativo do Governo Provincial de Benguela.

Entretanto, a administradora municipal de Benguela, Paula Correia, expressou sua satisfação com o progresso. “O Complexo está localizado numa área nobre e de fácil acesso, o que facilitará o deslocamento dos usuários”, ela mencionou.