Presidente declara emancipação feminina como “caminho sem retorno”
O Chefe de Estado assegurou, nesta segunda-feira, que o esforço e a determinação do Governo em relação à emancipação social e política da mulher em Angola é uma trajetória irreversível.
João Lourenço proferiu essa declaração numa mensagem publicada na sua conta do Facebook, congratulando as mulheres angolanas pela celebração de mais um Dia da Mulher Africana, comemorado ontem.
Na mensagem, amplamente comentada e compartilhada naquela rede social, João Lourenço afirma ser justo reconhecer “neste ser especial” não somente o dom de gerar, cuidar e gerir famílias, mas também a habilidade de conceber ideias e liderar nações.
“Parabenizo as senhoras pelas conquistas que têm obtido na longa luta pelo seu empoderamento”, escreveu o Presidente na mensagem, assegurando às mulheres que podem contar com o seu apoio incondicional nesta batalha.
Desde que assumiu o poder, em 2017, João Lourenço tem sido incansável na criação de políticas que permitam a ascensão da mulher angolana em diversos setores da vida do país. Entre os exemplos mais notáveis desta intenção, destacam-se a chegada da mulher, pela primeira vez, durante o seu mandato, a dois cargos de grande relevância no país, nomeadamente o de Vice-Presidente da República e de Presidente da Assembleia Nacional, ocupados por Esperança da Costa e Carolina Cerqueira, respectivamente.
O dia 31 de Julho foi estabelecido em alusão à Conferência das Mulheres Africanas, ocorrida em 1962, na cidade de Dar Es Salaam, na Tanzânia, com o objetivo de discutir o papel feminino em várias situações do continente africano, como a reconstrução de África, a luta contra a Aids, a educação, bem como a garantia de paz e democracia.
Esperança da Costa
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, felicitou, ontem, todas as mulheres do continente berço, em especial a angolana, pelo Dia Internacional da Mulher Africana, que se comemora a 31 de Julho.
Em mensagem de felicitações referente ao Dia Internacional da Mulher Africana, Esperança da Costa expressa seu reconhecimento e estima por tudo o que elas são e representam nesta sociedade em transformação.
De acordo com a Vice-Presidente da República, há 61 anos que o continente celebra este dia, que “mais do que uma data comemorativa, abre espaço para a reflexão sobre como eliminar obstáculos para privilegiar o avanço sustentável em diferentes áreas da vida e como consolidar conquistas alcançadas”.
Esperança da Costa enxerga a mulher como “lutadora a todo momento e protagonista das transformações políticas, sociais, econômicas e histórico-culturais nas comunidades”, enfatizando que “a mulher africana continua resoluta na luta pela igualdade, respeito e na preservação da família”.
“Desejo a todas as mulheres um alegre Dia da Mulher Africana, esperando que o sucesso cresça cada vez mais e as conquistas no espaço de trabalho, familiar e social se solidifiquem. Um bem-haja a todas as mulheres do continente berço, especialmente à mulher angolana! Feliz Dia Internacional da Mulher Africana!”, destaca em comunicado a Vice-Presidente da República.