Angola 2050: Estratégia enfocada em Educação e Saúde

A estratégia de longo prazo Angola 2050 estará centrada no capital humano, com foco em Educação e Saúde, por meio da construção de mais escolas e instalações hospitalares, anunciou o ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João, nesta quinta-feira, em Luanda.

Falando à imprensa após a audiência pública sobre a Estratégia de Longo Prazo 2050, o ministro informou que o programa irá priorizar cinco eixos principais: Saúde, Educação, Infraestrutura, Diversificação da Economia, Resiliência e Sustentabilidade, e Boa Governança, Igualdade e Oportunidades para todos.

“Com a construção dessas novas infraestruturas, a população poderá ser atendida em todas as áreas”, acrescentou, enfatizando que Angola está caminhando em direção ao desenvolvimento. “Este novo caminho não é mais apenas a implementação do Estado no planejamento, mas reconhecer que o Estado tem parceiros”, destacou.

O ministro revelou que, no que diz respeito à diversificação da economia, estão buscando uma abordagem que dê cada vez mais ênfase ao agronegócio, visando um crescimento de cerca de 5% nos próximos 50 anos e aproximadamente 8% nos primeiros cinco anos, para que se torne o motor da economia.

Quanto à redução populacional para impulsionar a economia, ele ressaltou que o país possui uma taxa de crescimento populacional de 3% ao ano, resultando em cerca de um milhão de angolanos nascendo anualmente, o que coloca pressão sobre a renda devido ao aumento dos consumidores.

A Estratégia de Longo Prazo – Angola 2050 prevê que os ministérios apoiem o setor da Educação, visando a valorização do capital humano, assegurou o ministro da Economia e Planeamento.