Carolina Cerqueira destaca foco na agenda da paz e da estabilidade
Carolina Cerqueira, presidente da Assembleia Nacional de Angola, enfatizou o compromisso do parlamento em priorizar a agenda da paz, estabilidade, segurança e promoção da cultura da paz como base para o desenvolvimento e justiça social. Durante a Cimeira de Mulheres Líderes Políticas em Bruxelas, Bélgica, Cerqueira destacou os esforços do parlamento em promover debates de alto nível e envolver a sociedade civil na promoção da paz, igualdade de gênero e combate à violência contra mulheres e meninas.
Através da diplomacia parlamentar, Cerqueira mencionou as iniciativas em prol da paz na região dos Grandes Lagos, onde a situação de conflito no leste da República Democrática do Congo tem sido preocupante. Os parlamentares têm se envolvido em diálogos contínuos e trabalhado para desarmar as forças rebeldes, cujas ações militares têm resultado em crimes inumanos contra populações civis, transgressões transfronteiriças e violações constantes dos direitos humanos.
Carolina Cerqueira também destacou a atenção do parlamento à situação de instabilidade no norte de Moçambique, ressaltando o papel importante das mulheres parlamentares na defesa da paz, proteção das vítimas de conflitos e denúncia das suas consequências, que incluem a fragmentação da estabilidade social e familiar, prejudicando o crescimento seguro e saudável das crianças e o futuro dos jovens, especialmente das jovens raparigas, que são vítimas de violência física e sexual, casamentos forçados e violação dos seus direitos e liberdades fundamentais.
A presidente da Assembleia Nacional enfatizou a importância da solidariedade entre instituições, compreensão e amizade para que as mulheres possam ser agentes geradoras e promotoras de mudanças, tanto localmente quanto globalmente, em prol da paz, reconciliação e construção de um mundo melhor. Ela afirmou que a ação das mulheres políticas deve ser direcionada para os direitos das mulheres, não violência, denúncia da discriminação política, econômica e social, adoção de políticas de igualdade e promoção de iniciativas legislativas que garantam mais acesso à educação, participação na tomada de decisões, bem-estar e prosperidade das famílias.
Carolina Cerqueira defendeu um futuro de paz, desenvolvimento sustentável, justiça, integração social e inclusão, respeitando os direitos fundamentais e proporcionando igualdade de oportunidades para homens e mulheres. Ela destacou o ativismo feminino em Angola, enfatizando os avanços das mulheres na política e a representatividade no Parlamento angolano, onde 38% dos deputados são mulheres, representando cinco partidos políticos e refletindo a diversidade e equilíbrio geracional e de gênero.
A missão declarada de Cerqueira é continuar a denunciar os obstáculos que impedem a plena e livre expressão da liberdade das mulheres, promover a educação contínua das jovens, contribuir para a iguald
ade de oportunidades para todas as mulheres, fortalecer a solidariedade e garantir o reconhecimento do importante papel das mulheres na construção de um futuro melhor. A Cimeira de Mulheres Líderes Políticas em Bruxelas teve como foco a partilha de experiências entre líderes femininas de todo o mundo, analisando avanços e desafios para fortalecer a equidade, participação e oportunidades para as mulheres globalmente.