A juventude é convocada a adotar valores que rejeitem práticas de corrupção

Na quinta-feira, o governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, encorajou as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, em Mbanza Kongo, a ensinarem aos jovens e adolescentes valores que gerem repúdio em relação às práticas de corrupção e crimes associados, com o objetivo de prevenir o mal na sociedade.

Durante a sessão de abertura de uma reunião de auscultação sobre o Projeto de Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção, promovido pela delegação provincial da Justiça e Direitos Humanos, o governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, incentivou as instituições de ensino a orientarem os jovens e adolescentes sobre valores que gerem repúdio perante as práticas de corrupção e crimes conexos. O governante considera a corrupção como o pior inimigo da sociedade, pois destrói recursos públicos, amplia as desigualdades econômicas e sociais, reduz a confiança dos cidadãos nas instituições e constitui um grande obstáculo ao Estado Democrático e de Direito.

Adriano Mendes de Carvalho ressaltou que a corrupção compromete a realização dos direitos das crianças à educação, saúde e alimentação, além de muitas vezes tirar a vida do ser humano. Para reverter essa situação, o governador sugeriu o envolvimento das instituições escolares na promoção de um sistema que previna a criminalidade econômica e financeira, assim como a corrupção, através da tomada de medidas consistentes.

Além disso, Adriano Mendes de Carvalho apelou ao reforço da articulação entre os órgãos de administração da justiça, assim como a celeridade no tratamento de casos de criminalidade econômica e financeira, corrupção e tráfico de influência, para que o cidadão tenha confiança na justiça e acredite no combate à corrupção. Ele também apelou à população para ganhar a cultura de denúncia de todos os casos de corrupção e tráfico de influência que se verificam a nível das instituições públicas, desde que sejam bem fundamentadas.