Angola Destaca Suas Capacidades Econômicas na Expo 2023 em Doha

A presença de Angola na Expo 2023 Doha – Qatar está sendo marcada pela demonstração das possibilidades de diversificação econômica, com especial ênfase no setor agrícola. Albina Assis, comissária-geral de Angola no evento, destacou essa perspectiva ao explicar as características do pavilhão angolano a uma delegação da Câmara do Comércio e Indústria de Angola (CCIA).

Albina Assis salientou que o objetivo da participação de Angola na Expo é atrair investidores qatarianos, ressaltando as potencialidades econômicas que o país africano oferece. A presença da CCIA em Doha visa promover uma cooperação e diálogo produtivo com empresários do Qatar.

Os representantes da CCIA, liderados pelo presidente Vicente Soares, foram a Doha para a 9ª edição da exposição “Made in Qatar”, que promove novas parcerias e oportunidades de negócios. Esta exposição é uma iniciativa conjunta da Câmara do Qatar e do Ministério do Comércio e Indústria, atraindo empresários locais e internacionais.

Albina Assis destacou a horticultura como tema central da exposição de Angola, alinhada com o lema da Expo 2023 ‘Deserto Verde, Melhor Vida’. O pavilhão angolano, focado no lema ‘Plantar para a Vida’, visa exibir as capacidades agrícolas do país, desde o deserto até o oásis.

O pavilhão tem atraído um grande número de visitantes, graças à sua abordagem inclusiva, oferecendo informações em português e inglês. Assis ressaltou a evolução da agricultura angolana, da tradicional à moderna, exposta no evento.

Desde sua inauguração em 14 de Novembro, o pavilhão recebeu mais de quatro mil e duzentos visitantes, um número considerável dada a população do Qatar. Diariamente, mais de 200 pessoas de diversas nacionalidades visitam o pavilhão, onde aprendem sobre a cultura, gastronomia e potencialidades agrícolas de Angola.

Entre os visitantes, um jovem qatari expressou interesse em investir em Angola, evidenciando o impacto positivo do pavilhão. O embaixador António Coelho Ramos da Cruz sublinhou o desejo do governo angolano em fortalecer parcerias econômicas com o Qatar.

Vicente Soares, presidente da CCIA, vê a exposição como uma chance para empresários conhecerem as oportunidades de Angola sem necessidade de deslocamento ao país.

O pavilhão angolano, com 200 metros quadrados, foi inaugurado com uma mensagem do Presidente João Lourenço, enfatizando o compromisso de Angola com o crescimento econômico sustentável e o combate à desertificação. A Expo 2023 Doha, que começou em 2 de Outubro de 2023, permanecerá aberta até 28 de Março de 2024.