Angola Intensifica sua Contribuição em Operações de Paz Globais: Encontro em Nova Iorque Sublinha Compromisso e Cooperação

Em um encontro recente em Nova Iorque, Estados Unidos, a significativa contribuição de Angola nas missões de operações de paz foi o foco das discussões entre o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e Jean Pierre Lacroix, o subsecretário-geral das Nações Unidas para as Operações de Paz.

Téte António expressou o desejo de Angola em aumentar sua participação em missões de paz globais. Atualmente, Angola tem dois oficiais da Polícia Nacional destacados na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNIMISS). Esta reunião destacou a intenção de Angola e do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas em fortalecer sua cooperação.

Durante a reunião, foram discutidos quatro componentes chave para esta cooperação ampliada: a preparação de uma Companhia de Forças Especiais angolanas, a preparação de um Esquadrão de Helicópteros, o treinamento de tropas das Forças Armadas Angolanas (FAA) para atuação em missões de paz, e o destacamento de oficiais das FAA na sede da ONU. Este diálogo sublinha o compromisso de Angola em contribuir ativamente para a manutenção da paz e da segurança internacionais, fortalecendo sua presença e capacidades em operações de paz sob a égide das Nações Unidas.