PR desloca-se à Guiné Equatorial para cimeira da CEEAC que analisa situação no Gabão
O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, segunda-feira (04), à Guiné Equatorial, para participar numa cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) que vai abordam situação do Golpe de Estado no Gabão.
Uma nota da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial informa que a reunião de alto nível da CEEAC resulta das consultas mantidas na última quinta-feira, em Oyo, República do Congo, entre os Presidentes João Lourenço e Denis Sassou N’Guesso.
Na consulta, em Oyo (Cuvette) na República do Congo, foi assumida a necessidade da convocação de uma cimeira extraordinária da CEEAC com o objectivo de dotar a organização de uma liderança, a fim de evitar o vazio jurídico e de garantir a continuidade das suas actividades, tendo em conta os eventos ocorridos na República gabonesa.
Na madrugada de quarta-feira 30 de Agosto, militares do exército gabonês anunciaram um golpe de Estado, após a divulgação dos resultados das eleições gerais naquele país.
Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) Angola, Burundi, Camarões, Centro-Africana, Congo, RD Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Chade. A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) é uma organização económica e de integração da África Central.