Contribuição de Angola para a paz e estabilidade em África é reconhecida
O presidente do Parlamento de Cabo Verde, Austelino Correia, expressou na quarta-feira o seu reconhecimento pela contribuição de Angola e do Presidente João Lourenço para a estabilidade, paz e segurança no continente africano.
Durante uma audiência concedida à embaixadora de Angola, Júlia Machado, Austelino Correia confirmou sua presença na 147ª Assembleia da União Inter-Parlamentar (UIP), que será realizada em Luanda de 23 a 27 de outubro, com o tema “Parlamentos fortes, instituições fortes em defesa da justiça e da paz”.
No encontro, Austelino Correia apresentou as futuras ações do Parlamento cabo-verdiano e destacou a necessidade de incrementar os laços de amizade e cooperação entre os dois países o mais breve possível.
Ele também mencionou que já existem contatos entre a Assembleia Nacional de Cabo Verde e a congénere de Angola, e uma equipe de trabalho foi criada para desenvolver o diálogo e estabelecer uma relação mais próxima, vantajosa e diversificada entre as nações.
Em junho, durante sua visita de trabalho a Cabo Verde, a Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, solicitou o apoio institucional do Parlamento cabo-verdiano. Ela convidou Austelino Tavares Correia, presidente do Parlamento de Cabo Verde, a visitar Angola no próximo ano legislativo, 2023/2024, com o objetivo de aprofundar as relações entre os dois parlamentos.
A embaixadora de Angola em Cabo Verde, Júlia Machado, que está à frente da Embaixada desde novembro de 2019, busca criar condições para a expansão dos investimentos angolanos em território cabo-verdiano, entre outras tarefas.