A Coreia expressa o interesse em fortalecer os laços com Angola
O embaixador da República da Coreia, Kwangjin Choi, revelou na terça-feira, em Luanda, que Angola e seu país comemorarão 30 anos de relações este ano e pretendem aprofundar a cooperação.
O embaixador Kwangjin Choi, após ser recebido em audiência pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades da Assembleia Nacional, Alcides Sakala, afirmou que este ano marca 30 anos de relações entre Angola e a Coreia do Sul, e destacou o interesse em fortalecer o intercâmbio entre os dois países.
O embaixador mencionou que a pandemia da Covid-19 afetou significativamente as relações bilaterais, mas expressou confiança de que este ano a Coreia do Sul trabalhará em áreas como Energias Renováveis, Educação e Agricultura, consideradas importantes para ambas as partes. Além disso, destacou que em outubro a Coreia do Sul sediará a 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar.
Em relação ao comércio bilateral entre Angola e a Coreia do Sul, o embaixador lembrou a visita do prefeito da cidade de Busan a Luanda em março passado, onde foi assinado um acordo de carta de intenção. Essa assinatura visa expandir a cooperação entre os dois países em diversas áreas nos próximos tempos.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades da Assembleia Nacional, Alcides Sakala, destacou que as relações entre os dois países são sólidas e expressou o compromisso em fortalecer os laços através da reativação do Grupo de Amizade, com o objetivo de aproximar os povos angolano e sul-coreano não apenas através do parlamento, mas também de interações diretas.